sexta-feira, 6 de junho de 2008

Importa-se de repetir? #2

"Gosto de coisas que não conheço realmente e a pop mais comercial, alguma música clássica ou música não ocidental acaba por ter esse efeito de me provocar. É um desafio entendê-la, como é feita, porquê daquela maneira e não de outra. Pelo contrário, o rock alternativo tornou-se qualquer coisa de banal."

>>
David Longstreth em entrevista ao Ípsilon (Público, 6/6/08)

Adenda: provavelmente alguém, neste momento, estará a pensar: porque é que este otário está a citar um gajo que critica o "rock alternativo" quando tem um blog chamado "plano alternativo". Em primeiro lugar, parece-me que a frase do Longstreth é mais provocativa do que imperativa. Em segundo lugar, e deixando-me de rodeios, tenho que confessar que o nome deste blog não me agrada muito - penso que foi da pressa na altura e depois ficou. Não é que a segunda palavra não me diga nada, porque é evidente que diz, mas a verdade é que se há coisa que me irrita profundamente é a mentalidade "alternativa" dos "alternativos" que só ouvem música "alternativa" com a sua forma de estar "alternativa" nos sítios "alternativos" frequentados por pessoas "alternativas". Geralmente, são uns chatos do caraças. Mas agora não há nada a fazer. Paciência. Também já me habituei ao nome. Não tenho outra... alternativa.

4 comentários:

Planeta Pop disse...

ah..ah..ah..., caro amigo, não podia estar mais de acordo. Com as tuas palavras e as do David Longstreth.

Cheers.

João disse...

Por acaso - e porque leio o teu blog - lembrei-me de ti quando escrevi este pequeno acrescento e pensei "acho que o astronauta iria concordar comigo". É verdade! Abraço!

Unknown disse...

Isso é muito discutível... rotular as pessoas de "chatas", por ouvirem música alternativa, ou melhor, por escolherem uma determinada opção para os ouvidos, parece-me um pouco arrogante.

A maior parte dos meus amigos ouve diferentes tipos de música e não é por isso que deixamos de estar juntos.

As pessoas vão onde se sentem bem. Por isso há o Rock in Rio e Paredes de Coura.

Hugzz

João disse...

É evidente que isto é uma generalização minha que peca precisamente por ser isso mesmo, embora eu esteja ciente dela.

Aquilo que me irrita não é obviamente a música, antes uma insuportável forma de estar de algumas pessoas que acham que só o "alternativo" é que é bom e que se insurgem e se afastam de tudo aquilo que vá para além dessa redoma...

"Se ouves isso, não tens gosto", "Se vais ali, não és dos nossos", "Se te vestes assim, não podes estar connosco". Cada vez conheço mais pessoas com esta mentalidade... E são essas que eu acho que devem levar com a minha arrogância... hehe...

Abraço.