sexta-feira, 6 de junho de 2008

DOIS EM UM

Apesar de alguma atenção (segundo consta, conseguiram a melhor classificação deste ano até agora na Pitchfork), os No Age têm-se desviado do perigo do hype, mas merecem, sem dúvida, que se fale deles. Depois de uma série de aclamados EPs e ainda um LP que inclui precisamente alguns desses temas anteriores, Weirdo Ripers (2007), acabam de lançar o seu primeiro álbum de originais propriamente dito. Chama-se Nouns e mais não vem do que confirmar que este é um dos mais sólidos nomes actuais na área do punk e do noise, na sequência da descoberta dos Health, no ano passado, ou do novo projecto de Carla Bozulich, os Evangelista, ainda este ano. Absolutamente integrados na cena experimental de Los Angeles, nomeadamente do The Smell, os No Age, como qualquer ser que habite aquela cidade californiana, são altamente influenciados pelos Liars, mas facilmente se destacam por si mesmos. Com grande eficiência constroem um sólido bloco sonoro, onde um verdadeiro caos organizado de distorções e baterias endiabradas se ergue por cima de uma base harmoniosa. Ruidoso, mas dado também a algumas contemplativas deambulações instrumentais, Nouns é um dos álbuns essenciais deste ano. 18/20.
>>
"Nouns", No Age
(SubPop - 2008)
>> Myspace - No Age


Depois da mudança abrupta de uma sonoridade mais hardcore para uma outra próxima da serenidade pop, cujo ponto de inflexão se deu com Shrink (1998), os The Notwist lançaram há cerca de seis anos um disco muito interessante, Neon Golden (2002), marcado sobretudo pelas texturas electrónicas que imputavam àquelas canções uma grande elevação. No entanto, estes alemães nunca esqueceram as raízes rock que os viram nascer e é precisamente nesse cruzamento com o laptop que o grupo se começou a distinguir. Porém, este The Devil, You + Me está longe da singularidade do trabalho anterior. Cada vez mais simplistas, cada vez mais próximos das convenções do indie rock, apostando mais na parte instrumental do que nas camadas electrónicas, os Notwist não conseguem desta vez surpreender, apresentando-nos um conjunto de temas aceitáveis, mas que não passam do mediano, estando longe da excelência de outrora, portanto. O álbum começa muito mal, com a melosa "Good Lies", seguindo para aquele que é o seu melhor momento, "Where In This World". A partir daqui, há um ou outro tema de maior qualidade, mas o resto, sinceramente, passa-me ao lado. Esperava mais. Mas está bem. 14/20.
>> "The Devi, You + Me", The Notwist (Domino - 2008)
>> Myspace - Notwist

2 comentários:

Anónimo disse...

O dos Notwist também não me convenceu. Tantos anos à espera e depois regressam com o disco que até agora me parece apenas morno. Enfim, pode ser que amais audições o favoreçam...

João disse...

Por acaso a mim as audições so o desfavoreceram... cada vez me parece mais mediano... mas não está mal de todo, não senhor.