sábado, 7 de junho de 2008

"For Emma, Forever Ago", Bon Iver (2008)

Não é preciso muito mais do que "Flume", a primeira faixa de For Emma, Forever Ago, para se perceber que a magnitude da beleza deste disco tem pouco paralelo nos dias que correm. Falo por mim, evidentemente, mas, pelo que tenho lido por aí, esta parece-me ser uma opinião quase unânime. De facto, a estreia a solo de Bon Iver (no sentido literal, já que todo o álbum é cantado, tocado e produzido por ele), nome artístico de Juntin Vernon, é, em simultâneo, incrivelmente intimista e desmesuradamente universal. Com um processo de gravação que provavelmente se tornará numa lenda - se não leram ainda, façam favor de pesquisar -, o álbum é pura catarse do início ao fim. Servindo-se da música para libertar tudo aquilo que tem trancado dentro de si, Iver construiu um conjunto de canções a que nem os jogadores da Selecção Nacional conseguiriam resistir sem verter pelo menos uma lágrima. É só ele que está ali, mas somos todos nós também.
Recorrendo a um conjunto de instrumentos mais ao menos típico da folk actual - guitarra acústica, sobretudo, lentos riffs de bateria, percussão e pequenos pormenores como assobios, palmas, coros ou sopros aqui e ali -, mas conjugando-os de forma surpreendente e emocionante, é sobretudo a sua voz em falsetto permanente a responsável pela criação de um ambiente único que o distancia de tudo o resto. No entanto, e se quisermos falar de referências, Nick Drake ou Jeff Buckley serão os nomes que mais sobem à memória (desculpem lá a heresia), embora provavelmente faça mais sentido falar de Samuel Beam, Zach Condon ou José González. Apenas e tão só com este For Emma, Forever Ago, Bon Iver tem já lugar garantido entre os grandes cantautores da nossa época. Aliás, bastava-lhe só uma canção chamada "Skinny Love". 19/20.

For Emma, Forever Ago, de Bon Iver
Edição: 19 de Fevereiro 2008 (Jagjaguwar) *
Faixas: Flume,Lump Sum, Skinny Love, The Wolves (Act I and II), Blindsided, Creature Fear, Team, For Emma, Re: Stacks
MySpace: myspace.com/boniver
YouTube: Flume, Lump Sump, Skinny Love no Later With Jools
* Originalmente auto-editado em 2007.

>>
Sobre este tema noutros blogs:
April Skies, A Vida dos Outros, Penso Sonoro

8 comentários:

Alexandre Pereira disse...

Uma verdadeira obra-prima. Quando ouvi nem queria acreditar. Basta ouvir a primeira faixa e ficamos logo sem respiração.

Cumps

João disse...

Concordo contigo. Felizmente para nós, talvez infelizmente para os álbuns seguintes dele, este For Emma, Forever Ago é uma verdadeira obra-prima.

Unknown disse...

Um dos discos do ano! Sem dúvida! :)

Hugzz!

Shumway disse...

Faço minhas as palavras do Kraak.

Abraço

eu já sou incógnita disse...

tenho ouvido até à exaustão!!!!

João disse...

Então estamos todos de acordo! que bom :D

carlota ambrósio disse...

Parece-me que temos mais uma de acordo :D


Ouvido a uma hora destas, torna-se muito maior. Até arrepia...

Foi das tuas criticas que mais gostei de ler. Parabéns :)

Parrovski disse...

Este álbum para mim de 1 a 10 dou 10. Sem duvida uma referencia para mim.