quarta-feira, 21 de maio de 2008

TRÊS EM UM

Em 2007, se um prémio de "mimo do ano" tivesse sido criado, não teria grandes dúvidas em entregá-lo àquele delicioso Everybody, dos The Sea And Cake. Este ano, tal galardão parece estar já assegurado pelos The Helio Sequence e este divinal Keep Your Eyes Ahead. Qualquer álbum que nos faça sorrir merece sempre algum destaque, mesmo que não seja grande coisa. Não é o caso. O quarto LP destes meninos bonitos da SubPop é mais um exercício de pop leve e dinâmica, cheia de sonhos, onde as tristezas se atiram para trás e os olhos estão virados para a frente. Mas tudo muito calma e serenamente. Não há aqui folks solarengo-devairadas à Shins ou à New Pornographers. Trata-se mais de um shoegaze, ainda que plenamente harmonioso. "Hallelujah" é uma daquelas canções capazes de trazer Nosso Senhor à Terra e fazê-lo passear na brisa da tarde. Esperemos que, tal como os The Sea And Cake, passam cá pela nossa terriola - o Meu Mercedes seria também um belo de um espaço para os receber. 17/20.
>> "Keep Your Eyeas Ahead", The Helio Sequence (SubPop - 2008)
>> Myspace - Helio Sequence


Se há estilo musical pródigo em trazer à baila nomes que aparecem tão rapidamente como desaparecem esse estilo é, em sentido lato, a pop electrónica. Os The Teenagers inserem-se bem nesta verdadeira geração "fast food". No entanto, têm o mérito de saber ironizá-la, o que lhes confere até um estilo bem peculiar: letras sarcásticas sobre uma juventude perdida, uma forma de cantar que está mais próxima do "falar" do que outra coisa qualquer e um travezinho francês a adoçicar as electrónicas bem típicas dos ares ingleses (refira-se que os Teenagers são de Paris, mas residem actualmente em Londres). No final de contas, e apesar de globalmente não ser nada de novo, este Reality Check consegue surpreender e marcar uma certa diferença em relação aos seus congéneres. E o segredo parece-me muito simples: estes tipos não se levam muito a sério e construiram aqui uma engraçada paródia sobre si mesmos e, consequentemente, sobre os jovens de hoje. Trata-se de um apetitoso Big Mac, sem grandes truques culinários, mas que acaba por cair melhor que muitas lagostas sem sabor. 15/20.
>> "Reality Check", The Teenagers (XL - 2008)
>> Myspace - Teenagers


A Domino é uma das mais entusiasmantes editoras de música independente e neste All The Rage apresenta alguns dos seus nomes mais sonantes, assim como revelações com álbuns de estreia recente ou para breve. Dos nomes já consagrados, destaque para os The Kills, os Animal Collective e Cass MacCombs (estes três com temas já conhecidos dos últimos álbuns) ou os Arctic Monkeys (que fecham a compilação com uma desapontante cover de "Diamonds Are Forever"). Dos nomes novos, refiram-se os Wild Beasts, que mostram como se pode soar a Mika sem se ser incrivelmente inócuo e a bem agradável "Midnight Surprise", de Lightspeed Champion. Os Clinic, como sempre, brilham mais do que o próprio sol com um excelente tema chamado "Christmas", mas já os Correcto (a "superbanda" que inclui o baterista dos Franz Ferdinand) revelam-se uma imensa desilusão, tal comos os inenarráveis Bonde Do Rolê. A destoar, lá pelo meio de tanto indie rock, há um muitíssimo interessante nome a sair das áreas das electrónicas: Von Südenfed. Não é propriamente o conjunto de canções mais estimulantes da Domino, mas não está nada mal para amostra. 14/20.
>> "Domino Presents: All The Rage", Vários Artistas (Domino - 2008)
>> Myspace - Domino

2 comentários:

carlota ambrósio disse...

O álbum dos The Helio Sequence realmente é uma pérola. Transborda felicidade por todo o lado, e o video do single do nome do álbum é qualquer coisa de perfeito para a música. Mas não é só a Hallelujah perfeita para bradar aos céus... A calma de Shed Your Love, a alegria pop de Can't Say No, enfim...Bonito

Quanto aos The Teenagers...Das audições preliminares apenas as primeiras canções me prenderam a atenção...A partir do meio começou a aborrecer-me. Depois da tua review vou ouvir com melhor atenção...

Cumprimentos e boas audições :)

João disse...

Felicidade, alegria, calma... boas palavras para descrever este Keep Your Eyes Ahead :)

Em relação aos Teenagers acho que vale a pena dar umas escutadelas - sem serem nada do outro mundo, como disse no texto, têm aqui um álbum bem divertido e apimentado. Eu cá gostei.

Abraço!