quinta-feira, 1 de maio de 2008

CONCERTOS: José González no Sá da Bandeira

(Foto retirada deste blog)
Foi um excelente concerto, o de José González, ontem, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Uma surpreendente sala esgotada acolheu, desde logo, Sean Riley & The Slow Riders, a banda de Braga cujo trabalho pessoalmente não conhecia, mas que mais do que justificou todos os elogios que li sobre eles.
González, de barba aparada, sorriso tímido e o ar pacato e simpático que lhe conhecemos, subiu ao palco por volta das 22h15. Sentou-se numa pequena cadeira, da qual não arredou até ao encore, e debruçou-se carinhosamente sob a sua guitarra - o amor que este tipo tem pelo instrumento sente-se a milhas de distância. "Vai Zé", exclamava alguém na plateia. Bastou Gonzalez começar a percorrer as cordas da guitarra, explorando-a, multiplicando os seus dedos com uma agilidade fora do comum, para já toda a plateia estar rendida a este sueco encantador. Ao fim de três ou quatro canções, discretamente, entraram em palco dois músicos para o apoiar com percussão: uma rapariga na voz e na caixa de madeira, o outro nos tabores de congo e ainda nas teclas. Transpondo para o palco a mesma ambiência que cria em álbum, González sabe dar um espectáculo emotivo, intenso e equilibrado, alternando momentos de forte pujança instrumental (sobretudo do magnífico In Our Nature (2007), como a assombrosa versão de "Teardrop" e "Killing For Love", que se aproxima muito da perfeição) com outros mais intimistas e minimais (aqui destaca-se claramente o disco de estreia, Veneer e, evidentemente, a decoradíssima "Heartbeat").
O momento alto da noite foi, pelo menos para mim, "Cycling Trivialities", a longa faixa (destaca-se desde logo das restantes, que raramente ultrapassam os 3 minutos de duração) que encerra o último trabalho. No final, a seguir ao encore, ainda alguém gritava "Love Will Tear Us Apart", mas as luzes acenderam-se logo depois. Foi um concerto curto, não chegou sequer há hora e meia, mas muito compensador. Era precisamente aquilo que eu estava à espera. E ainda bem que não houve surpresas.

Sem comentários: