segunda-feira, 12 de maio de 2008

TRÊS EM UM

Cada um o sentirá à sua maneira, mas penso que Third, o terceiro registo dos Portishead, é um dos mais assombrosos álbuns que escutei nos últimos tempos. Não necessariamente o melhor, do ano ou da década como já li, mas, sem dúvida, um dos trabalhos mais singulares editados recentemente. Não vou perder muito tempo a escrever sobre ele, porque acho que as palavras não são, neste caso, boas tradutoras da música em questão. Digo apenas que é um disco sofrido e doloroso. Intemporal. Que merece ser escutado, com atenção e disponibilidade, sem pudores e ideias pré-concebidas. 19/20.
>>
"Third", Portishe
ad (Island - 2008)
>> Myspace - Portishead Album 3


Se já tinha achado que o LP de estreia Broken Boy Soldiers (2006) não acrescentava quase rigorosamente nada à discografia individual dos seus componentes (Jack White, Brendon Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler), sobretudo em relação aos White Stripes, com este Consolers Of The Lonely a minha opinião sai reforçada. Vejo os The Raconteurs mais como um passatempo de White & Co. do que propriamente outra coisa qualquer mais séria. E, nesta prespectiva, o disco cumpre bem o seu papel. É um álbum alegre e divertido, replecto de blues e rock'n'roll, bem instrumentado e com alguns temas que cairão rapidamente no esquecimento, mas que, por agora, ainda entretêm o ouvido, como "The Switch And The Spur" ou "Attention". Para pegar de vez em quando. 15/20.
>> "Consolers Of The Lonely", The Raconteurs (XL - 2008)
>> Myspace - Raconteurs


A Kitsuné tem-se vindo a afirmar como uma das mais importantes e influentes editoras francesas da actualidade. Responsável pela edição de álbuns e EPs de alguns dos mais acutilantes projectos da área da electrónica (Digitalism, autoKratz, Crystal Castles) é, no entanto, através das compilações Kitsuné Maison que a editora se tem revelado uma íngreme rampa de lançamento para alguns artistas, bandas e DJs. Contudo, a grande atracção deste capítulo nº 5 é a estreia, em primeira mão, de um tema novo de Fischerspooner, "The Best Revenge", do qual confesso que esperava mais (aquele saxofone que se passeia durante todo o tema causa-me alguma irritação). De resto, não me parece que haja nenhum nome extraordinário a sair desta edição - pode-se, contudo, destacar os Pin Me Down, que têm aqui incluído o viciante single "Cryptic" e cujo álbum de estreia está agendado para breve. De resto, há por aqui boa electrónica, com pés e cabeça (mais pés do que cabeça), para entreter noites de folia . 14/20.
>> "Kitsuné Maison 5", Vários Artistas (Kitsuné - 2007)
>> Myspace - Maison Kitsuné

5 comentários:

carlota ambrósio disse...

Sou leitora assídua do Plano Alternativo, apesar de nunca comentar...

O Third, é sem dúvida um disco mágico. Cabe a cada um tirar-lhe a sua interpretação e vive-lo a sua maneira. Grandes palavras as tuas.

Sugiro que dês uma olhadela a uma senhora que dá pelo nome de Santogold, que fez um dos momentos do ano. Boas audições!

Cumprimentos

João disse...

Está aí na calha para as audições da próxima semana - a ver vamos se concordo contigo :)

Beijinhos e volta sempre!

Shumway disse...

Portishead - absolutamente recomendado.

Abraço

Alexandre Pereira disse...

Eu, pessoalmente, adorei o álbum dos Raconteurs, tal como o seu antecessor. Quanto aos Portishead não posso falar muito, pois ainda não consegui ouvir muito bem. Dantes era bastante viciado no Dummy, e mesmo esse, agora já é muito complicado de se ouvir. De resto, boas análises!

Cumps

Wellvis disse...

faço minha as suas palavras. Só um detalhe, este para mim, a par dos THE KILLS são os discos do ano, sim.

Abraços.

P.S. Belo Layout!