sábado, 6 de outubro de 2007

"Proof Of Youth", The Go! Team (2007)

Eles vivem num multiracial subúrbio inglês. Circulam, sem carta de condução, numa carrinha GMC de 1980, roubada dos bastidores da série A Team, cujas colunas stereo em bastante mau estado servem para animar as concorridas festas de rua onde bebem cerveja e fumam os seus charros. Incomodam os vizinhos, são o terror de qualquer pai e há já quem fale em chamar a polícia. No entanto, lá no fundo, são bons rapazes. E têm um talento imenso para a música. Chamam-se The Go! Team e esta delirante nota introdutória não passa de uma forma (pouco) criativa de expressar o espírito irreverente, urbano e muito inovador destes jovens ingleses (até porque a imagem real deles em nada corresponde a isto). Eles são uma espécie de alternativa da alternativa - ou seja, cortam com muitos cânones do indie, mas não deixam de estar inseridos nele. Apesar de novos, já cá andam há algum tempo. Quer dizer, já cá anda Ian Parton, fundador e motor criativo da banda, que durante vários anos andou a fazer, no seu quarto, um elaboradíssimo trabalho de colagem de samples, guitarras e ruídos múltiplos que deram origem a um caótico mas surpreendente Thunder, Lighting, Strike (de 2004). Só depois se juntaram os actuais membros, que Ian recrutou para tocar as suas músicas ao vivo, mas que acabaram por ficar para o álbum seguinte.

Proof of Youth
foi editado o mês passado e, para além de ser aquilo que o seu próprio título indica, é um brilhante exemplo de que, por vezes, resulta ser... inconsequente. É que, tal como no primeiro álbum, mas agora de uma forma bem mais consistente, este Proof of Youth tinha tudo para dar mau resultado, mas acaba por ser um dos melhores trabalhos editados este ano (hooray! mais um para a lista!). O álbum parte de uma perigosa construção musical muito típica do hiphop, recorrendo a centenas de samples e às mais variadas batidas (leiam a ficha técnica de cada faixa e verão que praticamente em todas elas se pode ler "countains elements of..."), mas aquilo que poderia muito bem tornar-se numa trapalhona mixórdia de sons camuflados acaba por caminhar numa direcção diametralmente oposta, apesar de se sentir muito a influência de uma cultura underground, sobretudo no rap da supercool Ninja, um dos elementos femininos do grupo. É que todo este jogo de samples é cruzado, em todos os sentidos e direcções, pelo rock sujo das guitarras e das baterias, pela sinfonia alegre dos trompetes e a delicadeza onírica da percursão metálica. E só uma grande dose de irresponsabilidade, muita coragem, talento q.b. e uma pitadinha generosa de sorte poderiam fazer com que todos estes mil e um sons encaixassem na perfeição. E se encaixam... Proof of Youth é um álbum extraordinário onde cada canção brota uma espécie de elixir da juventude que faz com que nehuma faixa se destaque ou se imponha em relação a outra - ouve-se vezes sem conta e, ainda assim, soa sempre a novo. 18/20.

Proof Of Youth, dos The Go! Team
Edição: 10 de Setembro 2007 (Memphis Industries)
Faixas: Grip Like A Vice, Doing It Right, My World, Titanic Vandalism, Fake ID, Universal Speech, Keys To The City, The Wratch Of Marcie, I Never Needed It Now So Much, Flashlight Fight, Patricia's Moving Picture
MySpace: myspace.com/thegoteam
YouTube: TheGoTeamTV

2 comentários:

vítor sá disse...

grandes textos e sons no teu blog...
continuaSom de boas vibraSons!!

fica bem,
vítor sá @ BIFE RadioShow ;)

www.myspace.com/biferadioshow

João disse...

Hehe. Obrigado e volta sempre ;)