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É muito difícil dissociar
Dave Gahan, enquanto artista a solo, dos
Depeche Mode. Essencialmente por dois motivos. Primeiro, porque apesar dos DM não serem o tradicional caso da banda que vive dependente da visão e das composições do seu vocalista, a voz de Dave e a sua presença em palco são duas das suas mais inconfundíveis marcas identitárias. E, depois, porque ele transporta para os álbuns em nome próprio o género e os instrumentos que fazem dos
Depeche Mode, desde os anos 80, um dos mais relevantes e influentes grupos do mundo. No entanto, se a estreia de 2003, com
Paper Monsters, não entusiasmou,
Hourglass, editado esta semana, vem mostrar que, afinal, é possível separar as águas, ainda que não totalmente. Este é um álbum que revela um lado diferente - mais negro e profundo - de Gahan, que se distancia, assim, das estruturas mais
pop das canções dos
Depeche Mode. Deixando de lado as batidas delicadas e bonitinhas de
Paper Monsters, Gahan emerge-se agora num som bem mais coeso, sujo e electrónico onde os sintetizadores que tão bem conhece ocupam o lugar de destaque. Revelando-se mais solto e menos tenso na escrita,
Dave Gahan sai-se muitíssimo bem quando lida com temas pujantes e agressivos, sobretudo em
Kingdom (primeiro e excelente single), no fortíssimo
Deeper And Deeper (o melhor tema do álbum) ou nas óptimas quebras e retomas de
Use You - canções estas que contam com uma soberba prestação vocal de Dave e, ainda, com maravilhosos solos e distorções de guitarra que contrastam bem com a presença de densas paisagens electrónicas. Já as baladas mais introspectivas como
Miracles,
Insoluble ou
Down são longas demais e pecam pelo excesso, ainda que revelem interessantes detalhes e pormenores. Globalmente,
Hourglass é um álbum agradável e tem, sem dúvida, os seus grandes momentos. No entanto, as melhores faixas ficam-se pelo início, acabando por afrouxar um pouco para o fim. Vale sobretudo por revelar (relativamente) novos imaginários de um artista que, mesmo não querendo, estará sempre amarrado à sua própria banda.
15/20.
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