domingo, 20 de julho de 2008

"Partie Traumatic", Black Kids (2008)

Há uma série de razões estapafúrdias que podem levar a que fique muito bem na fotografia criticar negativamente Partie Traumatic, a estreia discográfica dos americanos Black Kids. Em primeiro lugar, trata-se de mais um dos muitos casos recentes de hypes criados pelos media britânicos que não largam este quinteto desde a edição, em 2007, do EP Wizard of Aahs. E agora está muito na moda dizer mal de tudo o que está em volta de intenso burburinho. Depois há as semelhanças mais do que evidentes com os The Killers. E os The Killers, como se sabe, também já não são cool como nos tempos de Hot Fuss. Finalmente, pode-se também pegar no produtor, Bernard Butler, que não cai muito no goto dos melómanos mais iluminados. Era fácil, portanto, puxar com força por este lado da corda. Mas, para além de estúpido, seria injusto da minha parte fazê-lo, por uma simples razão: Partie Traumatic proporcionou-me um grande prazer na escuta - e, em última instância, essa é uma das mais importantes e determinantes variáveis na análise de um disco.
Assim sendo, este é um álbum que tem o seu mérito. Exibindo algumas afinidades com os The Go! Team (apesar do processo de produção ser diferente e de estarem ainda num patamar abaixo destes ingleses), os Black Kids têm uma sonoridade hiper-preenchida, propositadamente insuflada, onde a forma, mais do que o conteúdo, tem um papel preponderante. Espere-se, então, um uso exagerado dos instrumentos, sobretudo dos sintetizadores e das guitarras, num cruzamento eficaz entre a excentricidade da synthpop e a mecânica do indierock. Mas ao contrário daquilo que muitas vezes acontece quando se mete muita coisa ao mesmo tempo ao barulho, o resultado final é equilibrado e estimulante qb. Para tal contribui também uma das melhores conjugações de vozes de sexo diferente que escutei nos últimos tempos (ou não fossem dois dos vocalistas irmãos!). Sem nunca nos arrebatarem completamente, e apesar de haver claramente uma fórmula que é sugada até ao tutano do princípio ao fim, os Black Kids têm aqui temas perigosamente viciantes, tais como "Listen To Your Body Tonight", "Hurricane Jane", "Love Me Already" ou a incontornável "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How To Dance With You". É um excelente álbum para o Verão, para consumir em doses massivas até os ouvidos não suportarem mais. 15/20.

Partie Traumatic, dos Black Kids
Edição: 21 de Julho, 2008 (Almost Gold) (PT)
Faixas: Hit the Heartbrakes, Partie Traumatic, Listen to Your Body Tonight, Hurricane Jane, I'm Making Eyes at You, I've Underestimated My Charm (Again), I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance with You, Love Me Already, I Wanna Be Your Limousine, Look at Me (When I Rock Wichoo)
Website: blackkidsmusic.com
Myspace: myspace.com/blackkidsrock
Youtube: youtube.com/user/blackkidsrock

3 comentários:

rita maria josefina disse...

Também gosto muito deste disco! E também já reparei que agora virou moda criticar tudo que tem um grande hype a volta... 'ah e tal eram fixes quando ninguém os conhecia, agora que toda a gente os conhece, not cool' - enfim.

João disse...

Pois, é exactamente isso. A música, por vezes, pouco importa... o que interessa é que não se fale muito do 'achado'. Entendam-se lá algumas cabecinhas!

Anónimo disse...

http://www.pitchforkmedia.com/article/record_review/51246-black-kids-partie-traumatic