domingo, 13 de julho de 2008

DOIS EM UM

Apesar do background no território do hip-hop e de pertencer e ser fundador de uma das mais importantes editoras do género - a anticon -, Yoni Wolf, nos seus variados projectos, sempre fugiu a qualquer tipo de estereótipo, sendo mesmo considerado um pioneiro na área. Contudo, os Why? (ou seja, Yoni e a sua banda), apesar de um rap ou outro, já pouco revelam desse estilo, estando bem mais próximos de uma sonoridade derivada do indie-rock, seja ela qual for. Os primeiros temas de Alopecia causaram-me até uma excelente impressão. A matéria de que são feitas canções como "The Vowels Pt. 2" e "The Hallows" - uma mescla insólita de psicadelismo pop, progressismo folk e bizarria rock - rapidamente conquistou os meus ouvidos. Acontece que, ao longo de cerca de 45 minutos, Alopecia nem sempre mantém o vigor e, em determinadas alturas, acapa por se repetir sem exibir nada de realmente estimulante. A forma de cantar do vocalista, sobretudo em alguns temas mais monocórdicos, também não joga muito em seu favor, tornando-se algo maçadora e cansativa. Não descurando o mérito de uma sonoridade efectivamente original, não fiquei muito convencido. 14/20.
>>
"Alopecia", Why? (anticon - 2008)
>> Myspace - Why?


Não conheço toda a obra de Barry Adamson, mas sei bem que Strangers On The Sofa (2006) e todo aquele universo cinematográfico, quase lynchiano (recorde-se que Adamson compôs alguns temas para Lost Highway), obscuro e complexo, foram um dos meus picos musicais desse ano. E, por isso mesmo, este Back to The Cat foi para mim uma considerável desilusão. Menos ousado e contorbado do que o anterior, o álbum continua a poder ter saído de uma banda sonora, mas desta vez de um filme de acção de 60 (ouçam "Shadow Of The Hotel" e digam lá se aquilo não transborda James Bond por quase todos os poros) e não propriamente de um sonho misterioso de David Lynch. Em contraponto com o seu antecessor, onde o negrume onírico das electrónicas tinha um papel preponderante, Back To The Cat é mais instrumental, mais jazzy, mais luminoso e, na minha opinião, menos entusiasmante. Ainda assim, este ex-Bad Seeds e ex-Magazine continua a ter uma mente brilhante e há por aqui momentos extraordinários, como "Spend a Little Time" e "Walk On Fire". 14/20.
>> "Back To The Cat", Barry Adamson (Central Control - 2008)
>> Myspace - Barry Adamson

2 comentários:

Shumway disse...

Foi pena que os Why? não tenham entrado. Não é um som fácil, mas gosto muito desta derivações. Assim como dos cLOUDDEAD.

Abraço

M.A. disse...

Tou como o Shumway. Sou um incondicional dos cLOUDDEAD e tive grande pena quando acabaram. Mas, vistas bem as coisas, ficámos a ganhar uma série de projectos deveras interessantes. Até ver, "Alopecia" é, para mim, um dos melhores do ano. Tal como já o tinha sido o anterior "Elephant Eyelash".
Paciência... nem todos temos que gostar das mesmas coisas ;)