sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um bom rumo

Aqui há uns meses atrás uma das minhas mais frequentes queixinhas bairristas era a da falta de uma boa rádio no Porto para ouvir, sobretudo, nas muitas horas que passo dentro do carro. A primeira coisa que faço quando chego a Lisboa é sintonizar a frequência da Radar ou da Oxigénio e na minha cidade bem que tenho que gramar com a "irreverência" da Antena 3. No entanto, não sei se será só impressão minha, uma vez que não são assim tantas as vezes que vou à capital, mas sempre notei alguma exaustão na repetição das playlists semanais, sobretudo na Radar, e alguma carência de diversidade nos programas propostos, quase sempre centrados na cena indie mais ou menos alternativa. Pois bem, hoje em dia (com um atraso imperdoável, eu sei), já não quero radares nem oxigénios. Tenho a RUM - Rádio Universitária do Minho - que é a resposta para praticamente todos as minhas preces radiofónicas. Razões: playlists surpreendentes e em constante rotação, combinando as últimas "tendências" com temas que eu próprio provavelmente não teria coragem para pôr no ar; locutores jovens e sem duas manias insuportáveis: a de que têm piada e a de que percebem muito de música; uma programação altamente heterógenea que vagueia entre os mais diversificados estilos, do jazz à bossanova, da música negra à electrónica experimental, passando, claro, pelos indie rocks e as pops alternativas do costume; e ainda um destaque para a informação, sobretudo política e económica, que se destaca pela qualidade e a acessibilidade. Contudo, nada é perfeito: no Porto, nem todos os sítios apanham a frequência da RUM e, às vezes, estamos todos muito bem a ouvir uma esquisitice qualquer e, pumba, lá começa o raio da interferência, que, por vezes, se torna insuportável ao ponto de estragar por completo uma melodia perfeita de um Rufus ou de uma Patti. Paciência, faz-se um desvio no caminho até ao rumo certo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é uma pena a RUM não se apanhar nas melhores condições no Porto, pois, de facto, é já há alguns anos a melhor rádio para ouvir música no norte do país. Sorte tenho eu que vivo em Braga...

ups disse...

Calma ai.. é *possivel* apanhar a RUM no porto? Isso não sabia eu!

Acho que vai ser razao suficiente para voltar a andar com antena (mesmo com o risco de ser gamada...)

João disse...

Yep, há alguns sítios onde até se apanha bem a frequência (sobretudo nas antas - ali na zona do polo universitário é uma maravilha - e na boavista também...), mas depois há outros em que a coisa se complica (baixa, foz, matosinhos é para esquecer).

Mas acho que vale a pena o risco de andares com a antena - se te a roubarem pelo menos fizeste um bom proveito dela!

Abraço.

BadSeed disse...

Parabéns pelo blog. A descoberta é tardia mas chega plenamente a tempo. É uma grande rádio!

Anónimo disse...

A RUM é sem duvida uma optima rádio!
Por mais incrivel que pareça consigo apanhar uma melhor frequencia numa aldeia de Marco de Canaveses do que na cidade do Porto!