domingo, 17 de fevereiro de 2008

"This Gift", Sons & Daughters (2008)

À primeira audição, "This Gift" é um álbum frágil, que parece não ter grande rumo nem fazer grande sentido, perdendo muita da energia explosiva que os SONS & DAUGHTERS revelam em palco. À segunda audição, já aquelas melodias começam a entrar no ouvido, teimando em não querer sair. E não é preciso muito mais: nas escutas seguintes, rebobina-se a primeira impressão e aquelas canções já estão de tal forma emaranhadas da ponta da língua até à ponta dos pés que dificilmente se conseguem apontar falhas a algumas delas. É o problema deste nosso sistema auditivo, que se acomoda, que se habitua, e depois nos põe a trautear coisas às quais tinhamos inicialmente torcido o nariz. Mas as primeiras impressões contam - aliás, todas as impressões contam - e se é verdade que Gilt Complex, The Nest, The Bell, House In My Head e por aí adiante são faixas que já coabitam confortavelmente na minha memória de médio-longo prazo, também não deixa de ser verdade que "This Gift", no seu todo, tem várias falhas. É que se a opção de não encharcar aquele rock ágil e directo com engenharias muito electrónicas - preservando a genuinidade das guitarras e das baterias - parece ter sido certeira, em vários momentos quase que fica a sensação do álbum ter sido gravado ao vivo - o que seria um aspecto positivo não fossem, em primeiro lugar, os demasiados fades existentes entres as faixas que acabam por cortar muito a dinâmica e a continuidade das canções e, em segundo lugar, alguma notória falta de energia (a garra vocal de Adele, por vezes, não é suficiente). Liricamente, o disco não é um primor e peca também por alguma escassez na diversidade musical, acabando sempre por rodar em volta de si mesmo. No entanto, é impossível não simpatizarmos com estes escoceses. "This Gift" pode não ser o álbum perfeito - está longe disso -, mas é, sem dúvida, um álbum sincero, simples e descomplicado que vai, com toda a certeza, ser banda sonora obrigatória de várias noites de folia e diversão, com muito vinho à mistura. Portanto, mesmo sendo já este o terceiro LP dos SONS & DAUGHTERS (e tendo ainda em conta que foi produzido por Bernard Butler), ainda não foi este o álbum da ruptura, da consagração do inegável talento destes tipos - ainda que fique a convicção de que, da próxima, eles vão acertar em cheio. 14/20.

"This Gift", dos Sons & Daughters
Edição: 28 de Janeiro 2008 (Domino)
Faixas: Gilt Complex, Split Lips, The Nest, Rebel With The Ghost, Chains, This Gift, Darling, Flags, Iodine, The Bell, House In My Head, Goodbye Service
Website: sonsanddaughtersloveyou.com
MySpace: myspace.com/sonsanddaughters
YouTube: Darling, Gilt Complex

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, tem algumas canções interessantes mas é demasiado homogéneo e demora a convencer por completo. Vou dar-lhe mais algumas oportunidades mas não me parece que vá marcar o meu ano.

João disse...

É, vale mais pelas viciantes canções do que propriamente pelo produto global. Por aqui tambem não vai marcar o ano, mas também não o estragou nada!

Strumer disse...

confesso que é um album que me agradou bastante. Bem directo e com grandes malhas e acima de tudo divertido;) não é fantástico mas acabou por convencer...

João disse...

Há ali temas muito bons, não há dúvida. A Gilt Complex já é um clássico indie...