terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Clubbing para todos

Um ano depois, o Clubbing, uma das mais criativas ideias de aproximação do público ao local da cultura, que se realiza uma vez por mês, ao sábado, na Casa da Música do Porto, está cada vez mais concorrido. Com a chegada do novo ano vieram também algumas diferenças significativas. Agora, o Clubbing já não é no primeiro sábado de cada mês, é mais lá para o meio. Já não se pode fumar lá dentro. Já não se pode andar livremente pelos bares e pelos corredores - há que pagar 5 euros com direito a uma mui festivaleira pulseirinha da Optimus e a uma bebida de oferta (mas só um fino ou um suminho, ora pois). Já não se consegue conversar direito - a elevação do som não o permite. Já não se consegue caminhar - a quantidade de pessoas é impressionante, tanto lá dentro como na escadaria cá de fora, onde se apinham dezenas de pessoas (eu incluido), ao frio, que se estão nas tintas para os cancros dos pulmões e os ataques cardíacos. Mas continua a poder-se dançar, muito, sempre, em todo o lado, nos corredores, nos bares, nos quartos de banho, nas pequenas salas, lado a lado com perfeitos desconhecidos. Os concertos mais esperados, esses, continuam a ser reservados a quem quer pagar mais e, sobretudo, a quem se apressa, uma vez que esgotaram nas duas primeiras edições de 2008. Ainda assim é bom ver aquele edifício maravilhoso cheio de gente, de vida, de alegria. O Clubbing não é só para as "elites alternativas" que gostam de achar que são os únicos legítimos frequentadores de determinados espaços que tomam como "seus". O Clubbing é para todos - os das elites e os das não elites. É para os freaks e os betos. Os grunhos e os rastas. Os gays e os heteros. E ainda bem que assim é. Ficamos bem todos juntos.

(Foto reterida do blog bemcomum.blogspot.com)

4 comentários:

Strumer disse...

;) sem dúvida cada vez mais concorrido assume-se cada vez mais como um "lugar da moda"!
no entanto, a verdade é que a boa música e bons nomes fazem deste evento uma lufada de ar fresco na noite do norte! estarei de novo em março..até porque o programa merece (nightmoves, bitchee bitchee ya ya, vitalic...);)

João disse...

Eu confesso que já estou mais fisgado nos The Kills no Clubbing de Abril... Mas em Março também dou lá uma saltada, pois claro. Olha, pode ser que um acaso nos cruze, sabe-se lá! Abraços.

didi bruun disse...

agrada-me o conceito democrático, desde com boa música...a ver vamos se me estreio em Março ;)

João disse...

E vais gostar, com certeza. É uma noite com uma vida imensa, com uma aura muito boa. Uma pessoa acomoda-se pelo menos num dos vários cantinhos.