quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sudoeste sem os Editors - e depois?

Ainda não se percebeu bem se o concerto dos Editors no Sudoeste foi ou não cancelado - aparentemente, a banda retirou Portugal da agenda (tanto no site como no myspace) e substitui-nos pela Austrália. Pronto, é uma pena, mas... e depois? Há vida para além deles. É que ao contrário daquilo que se tem dito por aí, em sites, fórums, blogs e afins, o Sudoeste tem um belo cartaz - que nem sequer está completo, ainda. E é bom que se diga isto, porque a ideia que se está a instalar é a de que para os lados da Zambujeira só há nomes... fracos. O que não é, de todo, verdade. A verdade é que o Sudoeste costuma ser um festival de misturas - de estilos e culturas, de bandas e de públicos. Já se sabe que não é o local ideal para amantes exclusivos do indie - e, repare-se, que esse é o estilo de música que se ouve aqui neste Plano Alternativo. Mas sem querer cair em frases feitas, acaba por ser saudável estarmos abertos a outras correntes, a outros sons e paixões. Ironicamente, tudo isto acaba por ser curioso e paradoxal, porque, pode até ter havido cartazes mais sonantes, mas se há ano em que a música alternativa - seja lá o que isso for - está bem representada, é este, com certeza. Camera Obscura, I'm From Barcelona, Of Montreal, Noisettes, Patrick Wolf, Razorlight? The National? Repito, The National? Penso que não foi dito nenhum nome estranho. Pelo contrário, só pesos, bem pesados, até. E porque não beber um fino enquanto escutamos Gilberto Gil ou Mayra Andrade? Ou abanar o tronco ao som dos Buraka Som Sistema ou dos fantásticos Ojos de Brujo? Os problemas do Sudoeste são outros. É o sol abrasador, são os (pré)adolescentes, são os banhos, são as tendas. São as comidas, são as drogas, são algumas ideias. Tirando isso, há concertos que muito prometem, que justificam uma ida propositada ao Alentejo e que só devem ser passados por outros factores que não a própria música. E, já agora, voltando aos Editors - venham eles ou não, ninguém os livra de um fraquíssimo segundo álbum, de que aqui falaremos em breve.

2 comentários:

Planeta Pop disse...

Eh eh...tirando a parte de considerares fraco o novo dos Editors, concordo com a tua análise. Os problemas do Sudoeste são mesmo aqueles que identificas, a imensidade de putos patetas que só estão ali para fumar umas ganzas, apanhar umas bebedeiras e engatar umas gajas. O cartaz deste ano está longe de ser para massas (ainda bem!), mas tem coisas muito interessantes. Ainda assim, não meterei lá os pés, pois estarei de férias noutras paragens.
Cheers!

João disse...

Eu ainda vou tentar passar por lá, pelo menos um dia. The National é um crime faltar. E quanto aos Editors, não há volta a dar... estamos mesmo em desacordo. Eheh. Vou falar sobre o álbum nos próximos dias....