"Hurdy Gurdy Man", Donovan \Flashback\

Não é por acaso que, por variadíssimas vezes, a indústria do cinema recorre a Hurdy Gurdy Man para promover ou integrar os seus filmes - ainda muito recentemente a pudemos ouvir em Zodiac, de David Ficher. É, no entanto, o trailer de L.I.E [vídeo em baixo], fabulosa longa metragem de 2001, realizada por Michael Cuesta, que hoje aqui destacamos. E se algumas vezes o tema é utilizado como mero elemento de propaganda, aqui reveste-se de significado. A melodia misteriosa de Donovan, tão bela quanto sombria, transmite de forma exemplar a essência do filme, um exercício brilhante sobre os limites da amizade e da sexualidade, onde as mentiras se escondem por detrás da crua beleza das imagens. Depois de vermos a película, é impossível não associarmos a personagem de Big John (Brian Cox no papel da sua vida) a este Hurdy Gurdy Man (mesmo sabendo que, na verdade, ele é inspirado no músico Mac MacLeod).
Curiosamente, esta relação entre L.I.E. e Hurdy Gurdy Man ganha um novo impulso quando lemos os versos que George Harrison (esse mesmo) adicionou à canção durante aquela mítica viagem à Índia, em 1968, onde Donovan também esteve presente, mas que nunca chegaram a ser gravados:
When the truth gets buried deep
Beneath a thousand years asleep
Time demands a turnaround
And once again, the truth is found.
Beneath a thousand years asleep
Time demands a turnaround
And once again, the truth is found.
Não sabemos se Cuesta se inspirou nestas palavras para escrever o argumento, mas é muito possível que, pelo menos, as tenha lido. E se quiserem perceber melhor o seu sentido façam favor de ver o filme. E, já agora, de ouvir a canção:
3 comentários:
Se me permites, aconselho-te a visitares a versão que os Butthole Surfers fizeram para "The Hurdy Gurdy Man".
Parece que gostas de "covers". :)
por acaso ja conhecia - ouvi-a uma vez no blog do markl. creepy!
Concordo com vc ao retratar o espirito dessa música, uma harmonia agradavel que impacta o sentimento de liberdade. Ela aparece tambem em um longra meetragem da vida de Robert Kennedy, o filme BOBBY, conta com uma serie de astros de Hollywood,menciona a musica em um momento que reflete muito os anseios sessentistas. Vale a pena conferir.
Enviar um comentário