quinta-feira, 10 de maio de 2007

Suede: 1989-2003 \ Flashback

Muitas vezes abafados pelo sucesso imenso dos Oasis, dos The Verve ou dos Blur, os Suede foram uns dos melhores representantes desse famoso movimento dos anos 90, nem sempre compreendido, que é o britpop. Tal como a maioria das bandas deste período, os Suede também não se aguentaram. Dispararam em vários sentidos. Nem sempre acertaram. Zangaram-se diversas vezes. Trocaram de músicos. Metaram-se nas drogas. Mas, acima de tudo, deixaram-nos, mais do que alguns bons álbuns, canções fabulosas, hinos de bom gosto, apoiados na voz do carismático líder e vocalista, Brett Anderson, que conseguiram marcar a diferença no meio de tanta igualdade.

Começaram com um rock sombrio, muito simples, sustentado por baterias e guitarras (principalmente nos dois primeiros álbuns, Suede e Dog Man Star). Se perderam com a saída de Bernard Butler, na guitarra, em 1994, acabaram por se enriquecer com a entrada de Neil Codling (em Coming Up e Head Music), assumindo uma postura mais pop e introduzindo as teclas aos seus instrumentos, o que lhes conferiu uma sonoridade mais melódica e harmoniosa. O derradeiro álbum de estúdio, A New Morning, saído em 2002, já sem Codling, reflectia o estado da banda que, assim como tantas outras, acabava por perder a sua identidade.

Seguiram caminhos diferentes. Terminaram a carreira com 5 concertos, cada um deles dedicado a um dos seus álbuns. Curiosamente, Brett Anderson, depois de tantas zangas, acabou por se reunir com Bernard Butler num projecto interessante, mas efémero, os The Tears - gravaram um álbum e ficaram-se por aí. Este ano, em Março, lançou um álbum a solo, totalmente diferente do registo a que nos tinha habituado, com uma sonoridade mais redonda e instrumental.Talvez não seja o fato que lhe assenta melhor.

A relevância dos Suede acaba por se evidenciar em 2003, aquando do lançamento de Singles, uma compilação dos singles de toda a sua carreira. Apesar das dificuldades musicais, agravadas pelos problemas pessoais, os Suede brindaram-nos com temas marcantes. Beautiful Ones, Trash, Filmstar ou She's in Fashion são bons exemplos disso, canções memoráveis que influenciaram uma década. Hoje recordamos Attitude, o último single da banda, lançado precisamente nesta compilação e que é, sem dúvida, um dos melhores temas, não só da banda, como também desse ano. O vídeo tem a participação especial do mítico John Hurt e é realizado por Lindy Heymann, responsável precisamente pelo primeiro single dos Suede, The Drowners.

1 comentário:

O Puto disse...

Acompanhei a carreira dos Suede desde os primeiros singles. Sou grande fã da banda e os 3 primeiros álbuns são sagrados para mim.