quarta-feira, 5 de março de 2008

SINGLES #14: "Century", The Long Blondes

Century
The Long Blondes
Incluído no álbum: Couples (7/4/08)
Lados B: The Unbearable Lightness of Buildings
Formatos: 7", digital
Edição: 24 de Março 2008

Depois da aplaudida estreia de 2006, com Someone To Drive You Home, é com alguma expectativa que se aguarda o lançamento do novo disco dos THE LONG BLONDES, previsto para dia 7 de Abril, via Rough Trade, e ao qual a banda britânica deu o simples nome de Couples. Entretanto, a primeira amostra, "Century", já foi oficialmente disponibilizada e será lançada fisicamente dentro de duas semanas, tendo como lado b "The Unbearable Lightness Of Building" (que pode ser ouvida aqui). Curiosamente, não era este o single que a banda tinha inicialmente programado para apresentar Couples, mas sim "Guilt" (faixa número 2 do LP). E percebe-se porquê. "Century", para além de funcionar muito bem enquanto cartão de visita, demonstra uma clara evolução na sonoridade dos Long Blondes, o que aguça ainda mais o apetite para o disco que aí vem. Ao contrário de singles anteriores, como os muito rodados "Weekend Without Makeup" ou "Once And Never Again", onde os ecos da garagem ainda se faziam notar, este novo tema revela uma produção bem mais polida, mas, ainda assim, não menos aliciante. Fazendo uso de samplers, sintetizadores e outras maquinarias bem retro, o alvo (pelo menos desta canção) parece agora ter-se deslocado para o território da pop e do disco de 70 e não tanto para o domínio da new-wave ou do pós-punk, como anteriormente. É uma espécie de Blondie meets "I Feel Love", de Donna Summer, que não ficaria nada mal no alinhamento de uma qualquer festa revivalista depois de, por exemplo, uma "Blue Monday", dos New Order. Por aqui é já um vício.


E, já agora, proponho o vídeo de "Giddy Stratospheres", uma das mais afamadas canções dos Long Blondes:

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que o single é um belo cartão de apresentação, mas infelizmente pouco representativo do que o disco tem para oferecer. É que a maioria das outras faixas não diferem muito do álbum anterior, o que não é necessariamente mau mas contradiz as expectativas geradas pelo single :(

João disse...

Gonn, confesso que só depois de ter escrito este post é que dei uma espreitada no álbum e devo dizer que acho que concordo contigo, embora ainda esteja à espera que ele saia no mercado para depois opinar melhor. No entanto, fiquei com a sensação que esta Century, que é a primeira faixa, para além de ser o momento mais entusiasmante do álbum é uma espécie de alien ali no meio...

M.A. disse...

Antes assim... :)
Ainda não ouvi o álbum mas, confesso que este single me tinha assustado um bocadito. Não sendo um adepto da estaganação, no caso dos Long Blondes, prefiro-a a uma "evolução" neste sentido.
Enfim, gostos! ;)

João disse...

Por acaso acho bastante piada a este single, mas, de facto, não é uma boa amostra do produto final, que está muito na linha do antecessor, parece-me!