sábado, 19 de janeiro de 2008

"Some People Have Real Problems", Sia (2008)

É muito provável que quem quer que esteja a ler este texto já tenha ouvido a voz de Sia Furler, se não em todas, pelo menos numa destas situações: 1) na cena de encerramento do último episódio de "Six Feet Under", com a arrebatadora Breath Me; 2) Na série adolescente "The OC", numa cover de Paranoid Android, dos Radiohead; 3) Há uns anos atrás, numa pista de dança, enquanto o corpo ébrio esvoaçava ao som de Drink To Get Drunk; 4) numa grande percentagem dos temas dos Zero 7, incluindo o cartão de visita Destiny. Quer isto dizer que é preciso estar num plano muito alternativo para nunca se ter escutado as inconfundíveis cordas vocais desta australiana de 33 anos. Contudo, serão provavelmente menos aqueles que, de facto, conhecem a sua discografia. É que a carreira de SIA é pautada mais por êxitos pontuais do que por um reconhecimento contínuo. Começou discretamente a gravar a solo em 1997, mas apesar do sucesso de alguns singles e, sobretudo, das participações nos álbuns dos Zero 7, só quando a HBO escolheu Breath Me para fechar "Six Feet Under" e a incluiu na banda sonora da série é que o mundo lhe começou a dar mais atenção. Ainda sem edição portuguesa, "Some People Have Real Problems" é o seu quarto álbum em mais de 10 anos e reflecte uma evolução lógica do seu percurso artístico - começou com uma sonoridade marcada por influências disco e foi progredindo até uma ambiência cada vez mais instrumental, mais ajustada e condizente com as suas inegáveis qualidades vocais - qualidades estas que são, sem dúvida, o seu grande trunfo. Os primeiros passos nesta consolidação musical foram dados em "Colour The Small", de 2004, e, agora, com este novo trabalho, chega a confirmação de que Sia Furler é uma sólida cantora e compositora. "Some People Have Real Problems" é um álbum simples, de canções pop aprumadinhas e muitíssimo bem orquestradas. Com uma grande carga melodramática, algures entre as depressões de Sarah MacLachlan e o soul de Amy Winehouse, o álbum é composto por delicadas baladas sobre problemas amorosos e pessoais, aqui e ali pincelado por melodias alegres e reluzentes. E é precisamente quando surgem temas mais sorridentes que Sia se sai melhor: The Girl, Playground, Electric Bird ou a faixa escondida Buttons surpreendem pela positiva e mostram uma cantora capaz de se desprender da canção choramingona. Ainda assim, Lentil e Soon We'll Be Found são sérias candidatas a ocupar o lugar de Breath Me no topo do ranking de boas canções para acompanhar as tristezas. Não se trata de um álbum extraordinário - talvez uma hora de duração seja demasiado tempo para o resultado final -, mas não deixa de ser uma muito agradável e simpática surpresa. 15/20.

"Some People Have Real Problems", de Sia
Edição: 14 de Janeiro 2008 (UK)
Faixas: Little Black Sandals, Lentil, Day Too Soon, You Have Been Loved, The Girl You Lost To Cocaine, Academia, I Go To Sleep, Playground, Death By Chocolate, Soon We'll Be Found, Electric Bird, Beautiful Calm Driving, Lullaby, Buttons (faixa escondida)
WebSite: siamusic.net
MySpace: myspace.com/siamusic
YouTube: Buttons, The Girl You Lost To Cocaine (Ao Vivo)

1 comentário:

Anónimo disse...

pois eu nao esperei pela edição em portugal e já encomendei na net ... há muitas mais faixas escondidas além do buttons neste album .. experimentem ouvir o cd a partir do computador ...