terça-feira, 15 de janeiro de 2008

"The Inevitable Rise and Liberation of Niggy Tardust!", Saul Williams (2007)

Não fosse o facto de "The Inevitable Rise and Liberation of NiggyTardust!" ter sido produzido por Trent Reznor, dos Nine Inch Nails, e provavelmente nunca teria tomado conhecimento deste novo álbum de SAUL WILLIAMS, disponível no site do cantor, sem distribuição física, desde Novembro de 2007 (*). Mas quem é, afinal, este americano que caiu no gôto de uma das mais brilhantes mentes criativas da actualidade? Williams assume-se principalmente como um poeta. E apesar de ter uma sólida carreira na música (já vai no quarto álbum) e até no cinema (escreveu e protogonizou o premiadíssimo "Slam", de 1999) são as palavras que o movem (acrescente-se que é licenciado em Filosofia). Influenciado pelos grandes MCs americanos, Saul tem conseguido um lugar de destaque entre os grandes do hiphop americano. No entanto, estamos muito longe do hiphop convencional, seja este mais comercial ou mais alternativo. O título do álbum, que joga com uma das mais famosas criações de David Bowie, dá-nos algumas pistas sobre o seu som: Ziggy Stardust com travezinho nigga. Ou hip-pop-rock, como já lhe quiseram chamar. Infelizmente, desta vez, Saul não consegue cumprir na fusão de todos estes estilos. E apesar da influência dos Nine Inch Nails ser por demais evidente, sobretudo na incorporação de sintetizadores e electrónicas pesadas, acaba por se gerar um ambiente demasiado heterogéneo: Black History Month é puro hiphop metralhado de subúrbios, Convict Colony relembra os saudosos Death From Above 1979, Skin Of A Drum tem um delicioso aroma celta e No One Ever Does é uma balada ao melhor estilo dos Depeche Mode de "Ultra". Pois, uma baralhada. Mas há mais. Do álbum faz ainda parte uma cover de Sunday Bloody Sunday, totalmente transfigurada, mas que vem comprovar uma certeza antiga: mexer nos escassos grandes temas dos U2 dá mau resultado. "The Inevitable Rise and Liberation..." tem de tudo, de acordo com o gosto do freguês. Há aqui, sem dúvida, grandes temas - daqueles que enchem o ouvido e nos preenchem a alma -, mas fica a sensação de que algumas faixas podiam estar alinhadas de qualquer forma que dificilmente encaixariam juntas. 13/20.

"The Inevitable Rise and Liberation of Niggy Tardust!", de Saul Williams
Edição: 1 de Novembro 2007 (online)
Faixas:
Black History Month, Convict Colony, Tr(n)igger, Sunday Bloody Sunday, Break, NiggyTardust, DNA, WTF!, Scared Money, Raw, Skin Of A Drum, No One Ever Does, Banged and Blown Through, Raised to be Lowered, The Ritual.
WebSite: niggytardust.com
MySpace: myspace.com/saulwilliams
YouTube:
List Of Demands, Black Stacey

(*) O versão gratuita do álbum já não se encontra disponível para download pelo facto de se terem ultrapassado as 100.00 descargas. Resta a opção do pagamento de 5$ pelo ficheiro.

Sem comentários: