segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

"Night Falls Over Kortedala", Jens Lekman (2007)

É sentado nas nuvens brancas de um céu estrelado que Jens Lekman observa a noite cair sobre Kortelada. Lá de cima, o nosso pequeno globo azul reduz-se à sua própria pequenez. Lá de cima, as catástrofes, os genocídios, as guerras e os crimes escapam à ingenuidade do olhar - os problemas sérios diluem-se e tudo parece estar perfeito e no seu lugar. A vida terrestre, lá de cima, parece pacata e incrivelmente calma. E é, precisamente, sobre um pitoresco e muito pessoal pequeno mundo que Jens Lekman canta, com um sorriso sincero e despreocupado, neste seu novo álbum, Night Falls Over Kortedala. O seu primeiro beijo; a carta que escreveu à sua amiga lésbica, Nina, fingido-se passar por seu namorado; a história da cabeleireira Shirin; a amiga surda-muda com quem teve um caso... São exemplos de alguns episódios caricatos que Lekman nos conta, sempre na primeira pessoa. No entanto, se as magestosas orquestrações, os ritmos suaves, os arranjos de cordas e as vozes românticas, os acordeões, as palmas e os samples festivos de que este álbum está recheado de uma ponta à outra lhe conferem uma ambiência onírica, como se da banda sonora de um sonho perfeito se tratasse, a verdade é que por detrás de cada uma destas curtas e ingénuas histórias, envolvidas por uma alegre sinfonia, se esconde uma verdade, seja ela doce ou amarga, e, afinal, o cantor sueco que parecia estar distante, lá em cima, demonstra uma notável sensibilidade para abordar algumas delicadas questões. E, portanto, toca-se na ferida da discriminação quando Lekman se faz passar por namorado de Nina para esta poder continuar com sua namorada. Fala-se de guerra e de imigração quando se conta a história de Shirin, que vive sob a ameaça de ser expulsa por ter um salão de beleza dentro de casa. Fala-se ainda das fragilidades do amor e do desamor, de solidão e de indecisão. É, então, da união de uma hiper-requintada e luxuosa produção musical com uma escrita rica e inteligente que nasce este maravilhoso álbum que vai, directamente, para a lista dos melhores do ano. 18/20.

Night Falls Over Kortedala, de Jens Lekman
Edição:
9 de Outubro 2007 (Secretly Canadian)
Faixas: And I Remember Every Kiss, Sipping On the Sweet Nectar, The Opposite of Hallelujah, A Postcard To Nina, Into Eternity, I'm Leaving You Because I Don't Love You, If I Could Cry (it would feel like this), Your Arms Around Me, Shirin, It Was a Strange Time In My Life, Kanske Ar Jag Kar i Dig, Friday Night at he Drive-in Bingo.
MySpace:
myspaces.com/thesongsofjens
YouTube: Sipping On The Sweet Nectar

4 comentários:

Shumway disse...

Um belo disco que deveria estar no Top 20/30 dos melhores do ano, em vez de outros que por lá andam.


Boas festas e continuação de bons posts

Abraço

João disse...

É um disco incrível, este Lekman é um músico extraordinário. BOM NATAL.

Spaceboy disse...

esse disco é formidável. incluí-o no meu top 10 de cds do ano. também já podes ver no meu blog, Big Black Boat, as listas dos melhores do ano, internacional, nacional, concertos e singles.

João disse...

Também constará, com certeza, no meu top 10 ;)