sábado, 21 de julho de 2007

"Drums And Guns", Low (2007)

No activo desde 1993, os Low têm-se mantido discretos, apesar da edição de vários álbuns, EPs e compilações, da aclamação da crítica e dos colegas mais influentes de profissão - em 2003, por exemplo, abriam os concertos dos Radiohead. Foram trocando de baixista, mas o núcleo duro manteve-se intacto: Allan Sparhawk e Mimi Parker, casados e donos das cordas vocais que são uma das maiores marcas da sua música. Muitas vezes arrumados na prateleira do slowcore, é verdade que têm uma sonoridade bem vincada, mas o vasto reportório tem-lhes permitido algumas experiências, ainda que subtis. Drums And Guns é uma delas. Desta vez, puseram as guitarras praticamente de lado. Investiram num arsenal de instrumentos de som grave que têm um efeito absolutamente devastador. No entanto, esta não foi uma mera opção estética. Drums And Guns é uma profunda e arrepiante reflexão sobre o mundo actual, tendo sempre em foque, ainda que implicitamente, a temática da guerra. Fala-se, portanto, de violência, de confronto, da morte. E é neste contexto que os instrumentos se revelam fundamentais, criando vários ambientes de tensão, medo ou introspecção. Ouça-se em Pretty People os tambores que marcam o ritmo da morte que chegará, segundo Sparhawk, a todos os soldados, crianças, poetas e mentirosos. Ou o momento fúnebre criado por um órgão em Breaker, onde a batida das palmas nos surge como mais um sopro de vida que, no fim, se extingue. There's gotta be an end to that, canta-se.

É um álbum lento, doloroso. São 13 faixas, cerca de 40 minutos, onde o sofrimento está sempre presente. Estes são uns Low desiludidos com o mundo, contidos e incrivelmente cientes da realidade que os rodeia.
Sem nunca fazerem acusações fáceis e ligeiras, sem nunca cairem em lugares comuns, servindo-se antes da música para formular perguntas e procurar respostas, deixando espaço e tempo ao ouvinte para pensar, este é, sem dúvida, um dos grandes tesouros do ano. Pesado e intenso, mas incrivelmente libertador. Aliás, as fotografias que acompanham o booklet dizem muito sobre ele: de um lado, baterias; do outro, armas. Directo e cru. Assim é Drums And Guns.

18/20


Drums And Guns, dos Low | Sup Pop
Edição: 15 de Março 2007
Faixas: Pretty People, Belarus, Breaker, Dragonfly, Sandinista, Always Fade, Dust On The Window, Hatchet, Your Poison, Take Your Time, In Silence, Murderer, Violent Past
MySpace: myspace.com/low

Sem comentários: