sábado, 10 de novembro de 2007

"Most Of The Remixes...", Soulwax (2007)

Álbuns de remisturas há muitos. Álbuns de remisturas com as músicas de que gostamos é coisa mais complicada de encontrar. E, por isso mesmo, assim à primeira vista, é isto que distingue Most Of The Remixes... dos restantes registos deste género. No entanto, não é (só) o belíssimo gosto musical dos Soulwax, liderados pelos irmãos Stephen e David Dewaele, que faz desta uma compilação especial - é, sobretudo, o talento nato destes belgas para pegar numa boa canção e não se limitarem a remisturá-la: as palavras reconstrução e reinvenção aplicam-se melhor a este caso sério de originalidade. Mantêm, bem lá no fundo, a mais básica e primitiva linha melódica que nos permite identificar o tema, mas tudo o resto é fruto de uma capacidade extraordinária para transfigurar e adornar estes temas tão conhecidos em verdadeiras novas canções que pouco retêm do original. Não há, portanto, sinais de preguiça - é mais do que evidente o detalhado e requintado trabalho por detrás de cada faixa, não se limitando o grupo a acelerar, adicionar e sobrepor batidas, como muitas vezes acontece neste tipo de álbuns. Como já tem vindo a ser hábito, os Soulwax, que são mais famosos pelas suas remisturas do que propriamente pela carreira enquanto banda, viram do avesso e fazem com um à vontade muito fora do comum o que bem lhes apetece com cada uma destas canções: vejam-se os ritmos quentes conferidos a Gravity's Rainbow, dos Klaxons, a magistral quebra abrupta a meio de Phantom Pt. II, dos Justice, que, lentamente, vai ganhando fôlego até à explosão final, o groove suave e viciante de Six Days, do DJ Shadow, ou, ainda, as guitarras negras adicionadas a I Can't Get Out Out Of My Head, de Kylie Minogue, e as baterias sonantes que invadem Round Round, das Sugababes - temas que se surgem aqui irreconhecíveis como verdadeiros hinos electro-rock. O álbum, dividido em 2 CDs, oferece-nos no primeiro disco alguns remixs "isolados" criados pelos Soulwax tal como já os conhecíamos em singles, b-sides, faixas-bónus ou álbuns passados e, num segundo disco, apresenta-nos um set contínuo assinado pelos 2ManyDJs (outra faceta dos irmãos Dewaele) com os mesmos temas que o 'disco 1' e ainda algumas faixas adicionais. Most Of The Remixes... deveria ter não só passagem obrigatória em qualquer pista de dança que se prese, como também na aparelhagem lá de casa, pois apesar do apelo ao movimento, está replecto de pormenores sonoros que merecem ser escutados com a devida atenção.

Most Of The Remixes..., dos Soulwax
Edição:
22 de Outubro 2007 (EMI)
Myspace: myspace.com/soulwax

2 comentários:

Anónimo disse...

Dois discos viciantes, o único problema é a falta de material novo e a abordagem algo semelhante que os irmãos aplicam a certos temas. Seja como for, nas remisturas dificilmente há melhor.

João disse...

não conheço o trabalho todo deles, mas acho que o álbum, globalmente, resulta muitíssimo bem, tem remisturas diversificadas e é um extraordinário exemplo da capacidade criativa e imaginativa deles. De resto, totalmente de acordo: melhores remixs é muito complicado!