sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Vôos sonoros


Neste torbulento recomeço do ano o tempo para escutas prolongadas é sempre escasso, mas há dois discos que têm girado por cá com bastante frequência, fazendo as delícias do autor deste blog. Em campos quase diametralmente opostos, Fantasy Black Channel, dos Late Of The Pier e 40.02, dos peixe:avião, são duas excelentes estreias discográficas. O primeiro é um trabalho surpreendente, frenético, onde o glam rock recebe uma nova roupagem electrónica, replecta de sons alucinantes e ritmos revigorantes. O segundo, apesar de não ter excedido as expectativas, cumpre-as na perfeição, reafirmando os peixe:avião como uma das novas bandas portuguesas a ter em conta, sendo este um álbum para pura degustação.

>> myspace.com/lateofthepier
>> myspace.com/peixeaviao

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

IMPORTA-SE DE REPETIR? #6

"Cada vez mais os espectáculos de Madonna são pensados para promover e agigantar o mito criado à volta da sua figura. Sticky & Sweet vive única e exclusivamente disso. E funciona. Funciona do primeiro ao último momento. Madonna é imbatível em palco. Sabe que o é e não quer deixar de o ser mesmo, ou sobretudo, aos 50 anos. Assume o estatuto de rainha da pop e de superstar (é imponente a forma como se apresenta ao público sentada no trono que conquistou), mas não esquece que está ali para trabalhar. Mais profissional é impossível."

>> Alexandra Cabrita in Actual (Expresso, 20/09/2008)

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Chamada de atenção

Convém estar atento. A Optimus e outras empresas que se têm interessado pelo patrocínio de concertos têm dinheirinho suficiente para os promover como deve ser, mas há uma série de outras promotoras empenhadas em trazer cá os nomes de que se fala, embora a palavra não se espalhe de forma tão eficaz. Assim sendo, chamo a atenção para as seguintes actuações, cujas datas e locais se encontram na barra lateral à direita:

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Clubbing de regresso

A pouco e pouco, as coisas começam a voltar ao seu normal funcionamento. Um dos sintomas disso mesmo é o regresso do Clubbing. E, como não há fome sem fartura, já foram anunciados os cartazes das duas próximas edições. Em Outubro, dia 31, vamos ter por cá a magnífica Róisín Murphy e Khan of Finland. Em Novembro, dia 14, sobem ao palco da Sala 2 os Cut Copy, que deram recentemente um fabuloso concerto no Sudoeste, e ainda os Boyz Noise. São todos muito bem vindos, sobretudo Miss Murphy, que escapou no Alive e de quem se espera um grande espectáculo.
"Movie Star", Róisín Murphy
Overpowered (2008)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Era Uma Vez No Porto

O Plano Alternativo vai estar esta 6ª FEIRA, DIA 12 DE SETEMBRO, a passar discos no 3º aniversário do ERA UMA VEZ NO PORTO..., que vai também abrir um novo espaço (bar), o Rés-Do-Chão. A partir das 23h30. Estão todos convidados.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tudo o que não ViMus

Apesar de ter passado praticamente despercebido, o ViMus - Festival Internacional de Vídeo Musical, 4 a 7 de Setembro, Póvoa do Varzim - já deu a conhecer os vídeos vencedores desta sua segunda edição. Não concordo especialmente com alguns dos vitoriosos, mas a lista poderá dar aso a uma interessante pesquisa no Youtube.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Girrrls do it better

O episódio de ontem de The L World, cuja 3ª temporada a RTP2 voltou a repor esta semana, trouxe consigo uma bela recordação: as Sleater-Kinney. A banda surge como convidada musical de Kit no The Planet, apresentando "Jumpers", do derradeiro The Woods (a cena pode ser vista aqui). Cerca de um ano depois, o trio feminino, quase sempre associado ao movimento riot grrrl, entrou em hiato aparentemente definitivo. Em baixo deixo o vídeo de "Get Up", excelente tema incluído no álbum The Hot Rock. Muito, muito bom. Boas, perdão.
"Get Up", Sleater-Kinney
The Hot Rock (1999)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Música de ontem, hoje e amanhã

Eles chamam-lhe folk-electronic-gospel, eu chamo-lhe um conjunto de esplêndidas canções. Longe das revoluções técnicas e sonoras de My Life In Bush Of Ghosts, de 1981, Everything That Happens Will Happen Today marca o regresso da dupla Byrne & Eno e é, em toda a sua simplicidade, um álbum extraordinário. Como se já não houvesse provas suficientes disso, os dois senhores voltam a mostrar que, para além de serem uma referência incontornável da pop actual, continuam eles próprios a estar na vanguarda. Tal como, por exemplo, os Vampire Weekend, que têm aqui uma das suas principais influências, estas duas "cabeças falantes" conseguem soar a novo sem estarem propriamente a inovar.
O álbum pode ser ouvido online em streaming, havendo a hipótese de o comprar em vários formatos, físicos e digitais. O tema "Strange Overtones" é oferta da casa.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cinquenta e quatro mil duzentos e cinquenta

Parece um daqueles números cantarolados pelos senhores da Santa Casa da Mesericórdia, mas é a variação percentual da venda de discos de vinil em Portugal, relativamente ao ano passado. 54250%. Os singles aumentaram 1009%. As vendas digitais 35,19%. As ilegais não são contabilizadas, mas adivinha-se que os valores sejam também elevados. Os discos, pasme-se, caíram 17,32%. Mesmo sem os números absolutos, esta notícia mais não vem do que confirmar aquilo que já todos sabemos e que nem sequer é necessário repetir pela n-ésima vez.