sábado, 30 de junho de 2007

"Icky Thump", The White Stripes (2007)

É impressionante como, dez anos depois, a fórmula ainda não está gasta. E a contradição permanente que são os The White Stripes mantem-se: se, por um lado, o impulso e a espontaneidade são dois dos condimentos fortes da sua música, por outro, nada neles acontece por acaso. E não nos iludamos com a rapidez com que gravam os álbuns (duas, três semanas, no máximo) - a verdade é que toda aquela aura que os envolve é pensada ao pormenor, desde a sua confusa relação, à obsessão pelas cores, passando pelas capas dos álbuns, as roupas que usam, sem esquecer os vídeos e a forma como se apresentam em palco. Icky Thump não foge à regra, mas reinventa este espírito. Desta vez não há piano, mas há outras coisas. Há sintetizadores, há gaitas de foles, há trompetes. Há influências novas. Há política, há toques na ferida. Há diálogos delirantes. E há, sobretudo, muita, muita energia naquelas guitarras e naquela bateria.

Icky Thump, a primeira faixa, e já um dos singles do ano, é uma canção corajosa. Sem medo, cruza-se a pujança da guitarra eléctrica com um sintetizador estridente, cujo som em tudo se assemelha a uma gaita de foles - instrumento que, curiosamente, será usado em dois momentos mais adiante. Fala-se de imigração e critica-se o sistema americano: Why don't you kick yourself out? You're an imigrant too. Segue-se You Don't Know What Love Is (You Just Do As You're Told), um tema muito característico, que faz lembrar bastante a sonoridade de Elephant. 300 M.P.H. Torrential Outpour Blues é um delicioso pára-arranca que só engrena quando já estamos em Conquest, mais um dos momentos de pura genialidade e visão de Jack White. Uma parada circense, com sangue cigano e uma veia rock, que só peca por passar a correr. Felizmente, o espírito é recuperado em Prickly Thorn, But Sweetly Worn e St. Andrew, onde surgem as verdadeiras gaitas de foles - na primeira, de uma forma mais formal, já na segunda, em jeito de interlúdio, a acompanhar uma melodia tresloucada cantada por Meg. Na faixa 9, chega-nos outro enorme momento. Rag and Bone é um tema sobre os White Stripes, que alterna o rock com diálogos, no mínimo, hilariantes entre Meg e Jack. Já quase no fim, A Martyr For My Love For You torna-se rapidamente numa das faixas mais simpáticas, uma canção sobre o amor, acariciada por assobios e macios dedilhados de guitarra, aqui e ali pincelada com uns acordes mais eléctricos. E num ápice chegamos ao fim, depois da barulhenta Catch Hell Blues, com Cause and Effect, retomando o lado mais blues-country dos White, enquanto se canta You can't take the effect and make it the cause.

Tão belo quanto caótico, Icky Thump é mais uma aposta ganha e a prova de que os White Stripes ainda têm muito para dar e muitos sons para descobrir. Uma viagem alucinante, que nunca segue o caminho mais óbvio, mas que chega sempre ao sítio certo. Reforçando a ideia de que com pouco se pode fazer tudo, trata-se de um conjunto de excelentes canções, umas excêntricas, outras totalmente endoidecidas, ainda algumas mais antipáticas, mas incrivelmente divertidas. A garra e a força brutal com que o duo cria cada uma das 13 faixas, deixa-nos sempre com a certeza de que nada mais havia a melhorar. Resta-nos esperar que apareçam por cá mais vezes!
18/20


Icky Thump, dos The White Stripes | XL
Edição: 18 de Junho 2007
Faixas: Icky Thump, You Don't Know What Love Is (You Just Do As You're Told), 300 M.P.H. Torrential Outpour Blues, Conquest, Bone Broke, Prickly Thorn, But Sweetly Worn, St. Andrew (This Battle Is In The Air), Little Cream Soda, Rag and Bone, I'm Slowly Turning Into You, A Martyr For My Love For You, Catch Hell Blues, Cause and Effect
Myspace: myspace.com/thewhitestripes

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sudoeste sem os Editors - e depois?

Ainda não se percebeu bem se o concerto dos Editors no Sudoeste foi ou não cancelado - aparentemente, a banda retirou Portugal da agenda (tanto no site como no myspace) e substitui-nos pela Austrália. Pronto, é uma pena, mas... e depois? Há vida para além deles. É que ao contrário daquilo que se tem dito por aí, em sites, fórums, blogs e afins, o Sudoeste tem um belo cartaz - que nem sequer está completo, ainda. E é bom que se diga isto, porque a ideia que se está a instalar é a de que para os lados da Zambujeira só há nomes... fracos. O que não é, de todo, verdade. A verdade é que o Sudoeste costuma ser um festival de misturas - de estilos e culturas, de bandas e de públicos. Já se sabe que não é o local ideal para amantes exclusivos do indie - e, repare-se, que esse é o estilo de música que se ouve aqui neste Plano Alternativo. Mas sem querer cair em frases feitas, acaba por ser saudável estarmos abertos a outras correntes, a outros sons e paixões. Ironicamente, tudo isto acaba por ser curioso e paradoxal, porque, pode até ter havido cartazes mais sonantes, mas se há ano em que a música alternativa - seja lá o que isso for - está bem representada, é este, com certeza. Camera Obscura, I'm From Barcelona, Of Montreal, Noisettes, Patrick Wolf, Razorlight? The National? Repito, The National? Penso que não foi dito nenhum nome estranho. Pelo contrário, só pesos, bem pesados, até. E porque não beber um fino enquanto escutamos Gilberto Gil ou Mayra Andrade? Ou abanar o tronco ao som dos Buraka Som Sistema ou dos fantásticos Ojos de Brujo? Os problemas do Sudoeste são outros. É o sol abrasador, são os (pré)adolescentes, são os banhos, são as tendas. São as comidas, são as drogas, são algumas ideias. Tirando isso, há concertos que muito prometem, que justificam uma ida propositada ao Alentejo e que só devem ser passados por outros factores que não a própria música. E, já agora, voltando aos Editors - venham eles ou não, ninguém os livra de um fraquíssimo segundo álbum, de que aqui falaremos em breve.

sábado, 23 de junho de 2007

The Go! Team - "Grip Like A Vice" \Video\


Os The Go! Team, que ainda há bem pouco tempo estiverem por cá, no Oeiras Alive!, e que deram um excelente concerto, dizem, têm novo álbum agendado para Setembro. Dá pelo título de Proof Of Youth, é o sucessor do disco de estreia, Thunder, Lightning, Strike, e tem já um vídeo promocional para o single Grip Like A Vice, que será oficialmente lançado em Julho. E, a ver pela amostra, parece que continuam de muito boa saúde. É um grande tema, diga-se - uma mistura explosiva de funk, rock e um cheirinho de hip-hop, rápido e sem quebras, que mantem aquela energia contagiante a que a banda já nos habituou. O vídeo é uma brilhante montagem de imagens que espelham muito bem o espírito urbano e inquieto dos The Go! Team. Até ver, Proof Of Youth parece-nos mesmo o nome perfeito para descrever estes jovens ingleses que têm música a correr-lhes nas veias.

sábado, 16 de junho de 2007

SINGLES #5: "Shade", Portugal. The Man

Nós, portugueses, somos engraçados. Sempre que vemos o nome do nosso país nalgum sítio ou associado a alguma coisa - seja na televisão, num filme, na letra de uma música ou o que seja - ficamos logo com um sorrisinho de orgulho estampado na cara. Nada preenche mais conversas de cafés do que a crítica mordaz a este naco de terra à beira mar plantado, mas quando a Madonna diz que adorou estar cá, a Nelly(ta) fala da sua avó dos Açores ou o Joaquim de Almeida está na televisão ao lado do Jack Bauer, lixem-se os défices e os desempregos, que este é "o meu querido país". E ai de quem fale mal dele! Os Portugal. The Man de portugueses têm pouco. São americanos e provavelmente nunca cá puseram os pés. Mas está lá o "nosso" nome - parece que engraçaram com ele, nada mais. Mesmo assim, há uma certa curiosidade em ouvir uma banda, ainda por cima estrangeira, cujo o nome inclui a palavra Portugal. E não é que eles fazem boa música? Com um álbum de estreia lançado no ano passado, Waiter: "You Vultures!" e uma carrada de EPs pelo caminho, vão editar o novo trabalho, Church Mouth, no próximo mês de Julho. O primeiro aperitivo chama-se Shade e é um excelente tema. Uma canção dinâmica, muitíssimo bem tocada, onde as guitarras eléctricas partilham um lugar de destaque com a voz limpa e segura do vocalista John Gourley. Apesar do ínicio tímido, Shade rapidamente perde o medo e acaba por ganhar força e forma através de um rock íntimo mas envolvente. Por aqui estão aprovados - quanto mais não seja pelo belo nome.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Hurdy Gurdy Man", Donovan \Flashback\

As grandes canções têm qualquer coisa. Não precisam de ser composições épicas, nem sequer cantadas por vozes do outro mundo. Mas têm um impacto imediato. Sentem-se logo. E se álbuns maravilhosos e estilos musicais incríveis é coisa que felizmente não falta por aí, as grandes canções são tesouros mais difíceis de encontrar. Hurdy Gurdy Man é, sem dúvida, uma delas. Tema emblemático de Donovan, um dos artistias cruciais da década de 60, e uma influência fundamental nas bandas da altura, tornou-se num dos símbolos maiores do movimento hippie. Ideologias (e drogas) à parte, a verdade é que se trata, na sua aparente simplicidade, de um monumento musical tão poderoso quanto comovente.

Não é por acaso que, por variadíssimas vezes, a indústria do cinema recorre a Hurdy Gurdy Man para promover ou integrar os seus filmes - ainda muito recentemente a pudemos ouvir em Zodiac, de David Ficher. É, no entanto, o trailer de L.I.E [vídeo em baixo], fabulosa longa metragem de 2001, realizada por Michael Cuesta, que hoje aqui destacamos. E se algumas vezes o tema é utilizado como mero elemento de propaganda, aqui reveste-se de significado. A melodia misteriosa de Donovan, tão bela quanto sombria, transmite de forma exemplar a essência do filme, um exercício brilhante sobre os limites da amizade e da sexualidade, onde as mentiras se escondem por detrás da crua beleza das imagens. Depois de vermos a película, é impossível não associarmos a personagem de Big John (Brian Cox no papel da sua vida) a este Hurdy Gurdy Man (mesmo sabendo que, na verdade, ele é inspirado no músico Mac MacLeod).


Curiosamente, esta relação entre L.I.E. e Hurdy Gurdy Man ganha um novo impulso quando lemos os versos que George Harrison (esse mesmo) adicionou à canção durante aquela mítica viagem à Índia, em 1968, onde Donovan também esteve presente, mas que nunca chegaram a ser gravados:

When the truth gets buried deep
Beneath a thousand years asleep
Time demands a turnaround
And once again, the truth is found.


Não sabemos se Cuesta se inspirou nestas palavras para escrever o argumento, mas é muito possível que, pelo menos, as tenha lido. E se quiserem perceber melhor o seu sentido façam favor de ver o filme. E, já agora, de ouvir a canção:

domingo, 10 de junho de 2007

Róisín Murphy - "Overpowered" \Video\


Já aqui falamos sobre a delícia de single que é Overpowered, o primeiro a ser retirado do novo álbum de Róisín Murphy, a sair em Outubro próximo. Agora não resistimos em escrever sobre o vídeo promocional do tema, acabadíssimo de estrear na internet. Famosa pelo seu estilo muito peculiar, a bela Róisín tem uma noção estética muito elaborada e cuidada sobre si própria - algo que foi construindo com os Moloko e que transportou para esta sua incursão a solo. O que se reflecte tanto nos telediscos, como nas actuações ao vivo: seja pela forma, por vezes animalesca, com que utiliza o corpo ou pelas roupas extravagantes com que se apresenta - o DVD 11.000 Clicks é um fabuloso exemplo disso. Neste novo vídeo, realizado por Jamie Thraves, surge como uma espécie de Arlequim de saias e volta a colocar a tónica nesse seu lado - que acaba por se confundir consigo mesma. Uma visão muito bem conseguida da arte (da moda, neste caso, se quiserem) como algo extremamente pessoal e espontâneo e não apenas como um mero ornamento descartável utilizado para uma promoção pública gratuita. Algo tão íntimo que se deita com ela.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

"Brett Anderson", Brett Anderson (2007)

Começa a ser um hábito (quer dizer, se calhar sempre foi) os vocalistas de bandas que entram em período de separação, mais ou menos definitivo, lançarem álbuns a solo. Os Suede fizeram as malas em 2003. Lançaram uma compilação de singles, deram os seus concertos finais, despediram-se e seguiram em frente. Brett Anderson, o carismático líder, ainda formou com Bernard Butler os The Tears, mas a coisa não correu bem e ficaram-se por ali. No início deste ano lançou um álbum homónimo. As gravações decorreram entre o Verão de 2005 e a Primavera de 2006 e contaram com a colaboração de Fred Ball, jovem produtor norueguês ligado às electrónicas. Apesar da ajuda, este é um álbum muito pessoal: Brett não só canta, como compõe, escreve, toca guitarra e percursão. Resultado: um dos registos mais fraquinhos que por aqui se ouviram este ano.

Arriscamos dizer que Anderson estava em profunda depressão quando concebeu este álbum. E se muitas vezes a tristeza é um excepcional motor criativo, aqui surge apenas como um embaraçante estado psicológico que, com certeza, diminuiu todas as suas capacidades artisticas. A ideia principal nem era, de todo, desprezível: produzir um trabalho íntimo, que se distanciasse da sonoridade rock dos Suede, mostrando um lado muito pessoal de Brett, através de orquestrações pop delicadas e composições introspectivas. Mas o seu erro começa logo aqui. Primeiro, porque a sua voz já por sí é dificil de confundir - ao manter certos tiques vocais, torna-se praticamente impossivel dissociá-lo da banda. Depois, por que se cola a uma sonoridade acústica forçada e pegajosa, com instrumentais medíocres e rudimentares. Este é um álbum desencantado, que apela às lágrimas através de uma melancolia barata. Bom exemplo disso é o tema de abertura, e único single, Love Is Dead. Os arranjos nem são dos mais fracos (serão talvez os mais pomposos), mas o que fazer quando escutamos lamentos piegas como Nothing really goes right, nothing really flows in me ou Intelligent friends don't care in the end ou talvez ainda, pobre coitado, The telephone rings but no one ever thinks to speak of me? Não haverá ninguém que dê um abraço a este homem? E que raio lhe foi embater, profunda e dolorosamente, para escrever versos do género: One lazy morning am I gonna find Jesus in me? ou I am the dust, you are the rain / I am the needle, you are the vein?

As 3 primeiras canções ainda se aguentam-se com ouvidos piedosos. Depois disso, o álbum torna-se numa experiência, talvez não dolorosa, mas incrivelmente enfadonha. É daqueles que vai directamente para o fundo da gaveta, ganhar pó e esquecimento.

8/20


Brett Anderson, de Brett Anderson | V2
Edição: 26 de Março 2007
Faixas: Love Is Dead, One Lazy Morning, Dust And Rain, Intimacy, To The Winter, Scorpio Rising, The Infinite Kiss, Colour Of The Night, The More We Possess The Less We Know Of Ourselves, Ebony, Song For My Father
MySpace: myspace.com/brettandersonofficial

quarta-feira, 6 de junho de 2007

The Chemical Brothers - "Do It Again" \Video\


No dia em que se soube que o muito aguardado We Are The Night, dos Chemical Brothers, vai sofrer um atraso no lançamento, devido a um problema na concepção artística, deixamos aqui o vídeo promocional do primeiro single extraído desse mesmo álbum, Do It Again. Com prestação vocal de Ali Love, trata-se de um tema forte, não tanto quanto Galvanize, de Push The Button (2005), mas ainda assim uma canção que transborda energia por tudo quanto é poro. Tom Rowlands e Ed Simons apostam, uma vez mais, numa deliciosa e muito electrónica mistura de sons e ritmos que promete voltar as atenções para a pista de dança. Realizado por Michael Hausmann, o vídeo, filmado em Marrocos, mostra-nos a música como um elemento de união transversal e multicultural - e, já agora, fundamental para ajudar um miúdo a evitar que lhe arranquem o seu dente de ouro. Outch!

terça-feira, 5 de junho de 2007

SINGLES #4: "My Rights Versus Yours", The New Pornographers

O que têm em comum Broken Social Scene, The Racounters ou The Good The Bad And The Queen? (Entre outras coisas) são "superbandas" formadas por membros de diversos grupos consagrados que se juntam para - regra geral - fazer boa música. Se recuarmos precisamente 10 anos vamos encontrar outro bom exemplo. Formados em 1997 no Canadá, os The New Pornographers encaixam-se bem neste perfil - bastante redutor, saliente-se. Têm membros dos Destroyer, Immaculate Machine, da banda de Andrew Bird ou ainda dos saudosos Age Of Electric ou The Evaporators. E talento é o que não lhes falta. No Verão vão lançar um novo álbum, Challengers, o quarto da sua discografia. Uma primeira amostra já foi disponibilizada pelos próprios no site oficial - é a faixa de abertura do disco e chama-se My Rights Versus Yours. Com um início lento, quase despido de instrumentos, acaba por crescer e tornar-se numa canção forte e melódica, que nos faz querer pegar numa guitarra e sair de casa para cantar. Um tema alegre, com uma composição simples, que se mantem fiel ao som libertador a que a banda nos habituou. The truth in one free afternoon é o verso-chave deste pequeno aperitivo servido em boa hora e que faz antever outro grande álbum, depois do aclamado Twin Cinema, de 2005.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

CONCERTOS: Panda Bear no Serralves Em Festa

Magnífico concerto o de Panda Bear, no Serralves em Festa, hoje, dia 3 de Junho, no Porto. Um fim-de-tarde inesquecível, brindado pelo Sol e pela música mágica criada em palco por Noah Lennox.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

"Everybody", The Sea and Cake (2007)

Após uma paragem de cerca de 4 anos, os The Sea And Cake estão de volta com um novo álbum de originais. E parece que lhes fez bem o descanso. Voltaram ainda mais leves e dinâmicos, depois de terem experimentado várias sonoridades, umas mais instrumentais, outras mais electrónicas, mas sempre numa onda muito pop. Este Everybody é uma verdadeira lufada de ar fresco, uma viragem subtil, mas muito eficaz. É um álbum colorido, directo, que aposta em canções pop perfeitinhas, mantendo sempre o ritmo através de uma atmosfera doce e suculenta. Deixando de lado os sintetizadores, os The Sea And Cake apostam agora num som mais orgânico, com batidas suaves, guitarras melódicas e uma linha de baixo muito simpática. É um álbum caseirinho (nao é por acaso que o digipack inclui 3 fotos, a preto e branco, de Chicago, a terra Natal da banda), muito fácil de ouvir, ideal para um passeio de carro perto do mar. Apesar de funcionar muito bem como um todo, não há em Everybody uma canção que se destaque por aí além entre as dez que o compõe (é um registo curto, com temas curtos, tendo pouco mais de meia hora de duração). Podemos, contudo, falar do interessante encaixe com a guitarra eléctrica em Crossing Line ou das influências tropicais de estilos como a bossa-nova em Exact To Me. O tema de abertura, Up On Crutches, acaba por ser aquele que mais fica no ouvido - uma excelente introdução a um álbum delicioso, mas que acaba por saber a pouco...

16/20


Everybody, dos The Sea And Cake | Thrill Jockey
Edição: 10 de Maio 2007
Faixas: Up On Crutches, Too Strong, Crossing Line, Middlenight, Coconut, Exact To Me, Lightning, Introducing, Left On, Transparent
MySpace: myspace.com/seaandcake


Clubbing sem Klaxons

Aquele que poderia ter sido um dos concertos do ano foi contem cancelado. Os Klaxons iriam actuar hoje na sala 2 da Casa da Música, naquela que é uma das melhores noites do Porto, o Clubbing (que se realiza no primeiro fim-de-semana de cada mês). Por motivos de doença de Jamie Reynolds, o concerto já não vai acontecer. Ainda assim, lá estará Simon Taylor, o guitarrista e James Righton, teclista, para um DJ Set de última hora. Não será a mesma coisa. Paciência. Até Julho!